1908/2008.
Monumento dedicado a comemoração dos 100 anos da
imigração japonesa no Brasil. Está instalado na entrada do
Aeroporto Internacional de São Paulo - Guarulhos-SP.
Fazer parte da história nesse segmento tão importante para a sociedade brasileira, nos deu muito orgulho e reconhecimento profissional.
O exercício da função de Superintendente Regional do Sudeste com sede no Aeroporto Internacional de São Paulo - Guarulhos-SP nos proporcionou momentos impares, que qualquer profissional ou cidadão gostaria de ter vivenciado.
Fomos procurados em 2007 por representantes do Consulado do Japão que propunham em conjunto com o Governo Federal um marco para registrar as comemorações dos 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil.
Entre as várias possibilidades foi estudado de se implantar uma escultura que marcasse de forma significativa e eterna esse marco histórico. O local escolhido foram as dependências externas, pela dimensão da escultura, do Aeroporto Internacional de São Paulo - Gov. André F. Montoro - Guarulhos-SP, a principal entrada e saída de imigrantes no País
Após alguns entendimentos e reuniões e através da Associação Guarulhense e a Regional Sudeste e a nossa sugestão e pedido foi autorizado pelo Governo Federal através do Presidente Lula e Diretoria da Infraero essa instalação.
PARCERIA Edgard Brandão da Infraero e o
presidente da Associação, Fernando Mukuno,
durante a solenidade no Aeroporto.
Foi escolhida a renomada artista plástica Tomie Ohtake (mãe do meu amigo Arquiteto Ruy Ohtake que tem muitas atuações na minha Santo André-SP) que apresentou o Projeto do Monumento em solenidade no Aeroporto com a nossa participação e diversas autoridades, em especial, no segmento da imigração japonesa.
Projeto apresentado por Tomie Othake.
O projeto até então desconhecido foi divulgado pela artista no lançamento do Programa de Festividades das diversas comemorações dos 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil e data escolhida para inauguração foi 16 de Junho de 2008, pois em 16 de Junho de 1908 chegou o primeiro navio com imigrantes japoneses no Porto de Santos.
A seguir um fac simile do publicado pela assessoria de Imprensa da Infraero na oportunidade.
PROJETO DE MONUMENTO É APRESENTADO À COMUNIDADE JAPONESA NO AEROPORTO. .
POR LUÍS ANDRÉ GASPERINO, DA REDAÇÃO 12 de Fevereiro de 2008
Obra custará R$ 600 mil e será inaugurada em junho deste ano.
Em solenidade realizada, no Aeroporto Internacional de São Paulo Gov. André Franco Montoro Guarulhos-SP, foi oficialmente apresentado na cidade o projeto do Monumento do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.
O monumento, que terá 9 metros de altura, é assinado pela artista plástica Tomie Ohtake , 94 anos, e será instalado na parte externa do Aeroporto. O espaço foi cedido pela Infraero, parceira da Associação Guarulhense para Comemoração do Centenário, responsável pela viabilização do projeto.
A escultura, que tem a cor vermelha e traz o símbolo da bandeira japonesa com cortes no formato de ondas, deve consumir cerca de 30 toneladas de chapa metálica. Tomie Ohtake é autora também do monumento à imigração, formado por ondas de concreto, colocado na avenida 23 de Maio, na capital, na altura do Centro Cultural Vergueiro.
Segundo o presidente da Associação, Fernando Mukuno, o intuito da obra é criar um marco que represente a história da imigração japonesa no Brasil de 1908 a 2008. “São cem anos de luta, de conquistas e de muito aprendizado, que devem ser lembrados pelas gerações futuras”, disse.
Eng. Edgard Brandão, Assessor Especial da Presidência da Infraero, ressaltou a importância da imigração japonesa para o Brasil. “Nós, brasileiros, somos eternamente gratos pela vinda dos imigrantes para o nosso país, pela importante contribuição de todos na nossa história, na cultura e, principalmente, na economia”, disse.
Além do monumento, será construído o Memorial do Centenário, onde constará o nome dos primeiros imigrantes e também o daqueles que colaboraram para a realização do monumento.
No total, a obra custará R$ 600 mil e deve ser inaugurada em junho deste ano.
Assessora de Imprensa da Infraero no
Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos
NOTA/REGISTRO:
O Memorial do Centenário, criado para reunir e preservar a memória dos imigrantes japoneses que vieram para o Brasil, ficará no mesmo local, e abrigará uma placa com os nomes dos 781 pioneiros do Kasato Maru, os homenageados no Centenário, e os colaboradores da ACCIJB. As empresas patrocinadoras do projeto foram o Banco Real, Rio Negro, Sakura Nakaya e Construtora Nicom.
Guarulhos inaugura monumento de Tomie Ohtake
A obra da artista plástica Tomie Ohtake foi inaugurada no dia 16 de junho de 2008 no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, com a presença de convidados e autoridades. Idealizado na cor vermelha, o monumento tem recortes no formato de ondas e estrutura de aço, com cerca de 9 metros de diâmetro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário